Fábulas aos moldes de Esopo (II)

Esta atividade foi desenvolvida ao longo de duas aulas de Português, por quatro alunos do segundo ano de escolaridade.
Na primeira aula, os alunos traçaram os “registo biográfico” de uma lebre e de uma tartaruga e estabeleceram as suas comparações.
Seguidamente, observaram e ordenaram gravuras relativas à fábula “A Lebre e a Tartaruga”.




Após este momento, de forma coletiva, os alunos contaram por escrito a fábula. Após várias leituras e correções chegaram ao produto final.




A segunda aula começou com o reconto oral da fábula trabalhada. Seguidamente foi pedido aos alunos criassem pares de personagens antagónicas que pudessem viver um problema semelhante ao das personagens da fábula “A Lebre e a Tartaruga”. Não faltou imaginação. Depois de várias sugestões, a decisão recaiu sobre o par “A Toupeira e o Caracol”



Depois de efetuada a escolha, os alunos em grupo escreveram uma nova fábula, de acordo com a estrutura da fábula “A Lebre e a Tartaruga”.


Trabalho realizado pelos alunos do 2.º ano da turma Ferral A